Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
FRAÇÕES DA MATÉRIA ORGÂNICA E SENSIBILIDADE DO CARBONO EM ARGISSOLO MANEJADO COM RESÍDUOS ORGÂNICOS EM SISTEMA AGROFLORESTAL.
BRUNA DE FREITAS IWATA(1); MIRIAN CRISTINA GOMES COSTA(4); LUIZ FERNANDO CARVALHO LEITE(2); JOÃO AMBROSIO ARAUJO FILHO(3); DIEGO LOURENÇO VASCONCELOS(4); REGIS DOS SANTOS BRAZ(4); 1 - IFPI; 2 - EMBRAPA MEIO NORTE; 3 - UVA; 4 - UFC;
O trabalho teve como objetivo avaliar a variação dos estoques de carbono, das frações da matéria orgânica e o índice de sensibilidade dessas frações em relação ao manejo com resíduos orgânicos em aleias em um sistema agroflorestal manejado com ou sem fogo. O estudo foi realizado em um SAF no semiárido manejado são de aléias em um Argissolo Vermelho-Amarelo, preparado com e sem queima, e com os resíduos da gliricidia, da bagana de carnaúba e de um biocomposto, manejados isoladamente ou consorciados. Nas aleias com uso combinado dos resíduos da bagana de carnaúba, gliricidia e biocomposto houve maior conservação tanto do conteúdo de carbono orgânico particulado quanto do carbono associado aos minerais. A agrofloresta utilizando a combinação dos resíduos foi eficiente na conservação de uma matéria orgânica lábil e na estabilização do carbono, assim como o carbono orgânico particulado foi mais sensível às modificações realizadas no manejo do solo em relação ao conteúdo total, no qual observou-se maiores índices de sensibilidade dessa fração.