Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
INFLUENCIA DO RELEVO NAS CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS: COR, ESTRUTURA E CONSISTÊNCIA DE CAMBISSOLOS NO SEMIÁRIDO PERNAMBUCANO.
DAVI SANTOS TAVARES(1); BRUNO KETSON LOPES SOARES(1); MICHELLE JUSTINO GOMES ALVES(1); MARCONDES DE SÁ SOUZA(1); ROSSANNA BARBOSA PRAGANA(1); 1 - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - UFRPE / UNIDADE ACADEMICA DE SERRA TALHADA - UAST;
O relevo condiciona os processos de formação do solo e está intimamente relacionado às diferentes classes de solo, além de controlar características morfológicas especificas, dependendo de sua variação. Assim faz-se necessário o estudo da influencia do relevo nas características morfológicas de Cambissolos situados no semiárido brasileiro. O estudo foi realizado na UAST/UFRPE no município de Serra Talhada. Após a abertura das trincheiras, iniciou-se a avaliação dos perfis por meio da divisão dos horizontes, onde foram distinguidos e analisados em conjunto, através da percepção das características morfológicas, tais como: estrutura, cor e consistência. Para avaliar a variação, analisou-se a Cor pela carta de cores de Munsell, a Estrutura e a Consistência a partir de testes com o tato. Obtiveram-se resultados que puderam comprovar a variação das propriedades morfológicas estudadas são influenciadas pelo relevo.