Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
FLAVONÓIDES TOTAIS E RENDIMENTO DE FITOMASSA E DE ÓLEO ESSENCIAL DE SPHAGNETICOLA TRILOBATA (L.) PRUSKI SOB DOSES DE NITROGÊNIO EM DOIS TIPOS DE SOLO .
IZABELLA VICTORIANO DE SOUZA(1); DOUGLAS FRANCISCO(1); LEANDRO JOSÉ GRAVA DE GODOY(1); RAQUEL REGINA DUARTE PEREIRA(2); 1 - UNESP - CAMPUS REGISTRO; 2 - UNESP - CAMPUS ARARAQUARA;
A espécie Sphagneticola trilobata (L.) Pruski, planta medicinal pertencente à família Asteraceae, nativa do Brasil, é conhecida popularmente como vedélia, pseudo-arnica ou picão-da-praia. Estudos científicos verificaram a atividade anticoncepcional, antiinflamatória, hipoglicemiante, antifúngica, antibacteriana, contra Xanthomonas pelargonii conhecida como crestamento bacteriano, devido à presença, principalmente, de flavonóides. Há relatos da ação larvicida contra o mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue e febre amarela. O rendimento de óleo essencial e o teor de flavonóides presentes nas plantas correlacionam-se com fatores de estresse, como a baixa disponibilidade de nitrogênio (N). Com isso, objetivou-se estudar a influência da adubação nitrogenada no cultivo da espécie Sphagneticola trilobata (L.) Pruski em duas classes de solos. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, e o delineamento experimental foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2 x 5, sendo duas classes de solo, Latossolo Vermelho-Amarelo álico e Cambissolo álico, e cinco doses de N (0, 50, 100, 150 e 200 mg dm -3), com oito repetições. A unidade experimental foi constituída por um vaso contendo quatro plantas de Sphagneticola trilobata. Verificou-se que houve interação sobre os dois tipos de solos para o Índice de flavonoides, fitomassa seca e rendimento de óleo essencial, nas doses de N. Concluiu-se que a ausência da adubação nitrogenada proporcionou maior Índice de flavonóides para ambos os solos. A dose de N relacionada com o maior rendimento de óleo essencial foi de 107 mg dm-3 para o Cambissolo Álico.