Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO SOLO EM SISTEMAS AGRÍCOLAS CONSORCIADOS ATRAVÉS DO ÍNDICE DE QUALIDADE NEMORO - RESULTADOS PRELIMINARES.
WHARLEY PEREIRA DOS SANTOS(1); MARX LEANDRO NAVES SILVA(2); BERNARDO MOREIRA CÂNDIDO(2); PEDRO VELLOSO GOMES BATISTA(2); PEDRO LUIZ TERRA LIMA(2); MARCELO ANGELO CIRILLO(2); 1 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; 2 - UFLA;
Avaliar a qualidade do solo em sistemas agrícolas é primordial para a verificação do seu estado atual. Para isso são utilizados indicadores de qualidade do solo através de conjuntos de diferentes atributos físicos e químicos. O objetivo desse estudo foi avaliar a qualidade do solo por meio do Índice de Qualidade Nemoro (IQN). Avaliaram-se diferentes sistemas de uso e manejo do solo com plantas de cobertura (feijão-de-porco (Canavalia ensiformis (L.) DC), milho (Zea mays), tendo parcelas com cultivo de milho solteiro (Mo), feijão-de-porco (FP), consórcio de milho com feijão-de-porco (Mo+FP) e solo descoberto (SD). Como referência para o estudo, realizou-se amostragem em uma área sob mata nativa (MN) nas proximidades. Atributos físicos e químicos foram selecionados para composição do Conjunto Mínimo de Dados (CMD). Foram incluídos no CMD: Diâmetro Médio Geométrico (DMG), Matéria Orgânica do Solo (MOS), Saturação por Bases (SB), CTC total, Volume Total de Poros (VTP), Macroporosidade (MA) e Densidade do Solo (Ds). A área sob mata nativa apresentou o maior IQN em comparação aos demais tratamentos. O índice de qualidade do solo Nemoro (IQN) mostra-se sensível aos tratamentos estudados, porém esse método não conseguiu diferenciar significativamente estes tratamentos. Os maiores valores de IQN foram verificados para o sistema sob mata nativa (MN), seguido dos sistemas de cultivo consorciados (Mo + FP) e solteiro (FP e Mo), e o menor valor foi verificado no solo descoberto (SD). Novos estudos que comparem diferentes índices de qualidade do solo através de conjuntos diferentes de indicadores ainda são necessários.