Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
NIQUEL EM NITOSSOLO VERMELHO FERTILIZADO COM DEJETO LÍQUIDO DE SUÍNO, SOB SISTEMAS DE MANEJO DE FITOMASSA
FELIPE NASCIMENTO DOS SANTOS(1); NELSON MOURA BRASIL DO AMARAL SOBRINHO(2); JOÃO ANTÔNIO MONTIBELLER FURTADO E SILVA(2); CARLA MARIA PANDOLFO(3); MILTON DA VEIGA(3); 1 - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; 2 - UFRRJ; 3 - EPAGRI;
O dejeto líquido de suíno (DLS) apresenta nutrientes necessários para a lavoura, e pode apresentar metais pesados na sua composição. Estudos recentes tem demonstrado que há uma relação estreita entre as concentrações desses metais tóxicos no DLS e nos concentrados multivitamínicos adicionados à ração de suínos.
A dose e o tempo de aplicação, bem como o manejo da fitomassa cultivada podem ser determinantes na dinâmica dos metais pesados no solo.
No presente trabalho, são avaliadas as concentrações pseudototais e biodisponíveis de Niquel (Ni) em diferentes camadas de um Nitossolo Vermelho, após três aplicações de doses de DLS e cultivo de culturas anuais sob diferentes manejos de fitomassa.
Os teores desse elemento diferiram em função das doses de DLS e dos manejos da fitomassa, em diferentes camadas do solo.