Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
A ABORDAGEM DO CONTEÚDO SOLOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA
ANDRELISA SANTOS DE JESUS(1); SAMUEL DE OLIVEIRA MENDES (PRIMEIRO AUTOR)(2); ANDRELISA SANTOS DE JESUS (SEGUNDA AUTORA)(2); 1 - INSTITUTO DE ESTUDOS SÓCIO-AMBIENTAIS ; IESA-UFG; 2 - IESA/UFG;
O solo é um importante componente do meio físico e para configuração da paisagem sendo indispensável à vida. Este trabalho investigou o seguinte problema de pesquisa: Como o solo é abordado em livros didáticos de Geografia? O objetivo geral da pesquisa foi analisar as formas de apresentação e abordagem do conteúdo solos, distinguindo-se como objetivos específicos verificar a existência de erros conceituais, a correlação do conteúdo com o cotidiano dos alunos, a consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s e a adequabilidade do conteúdo para a série indicada. A metodologia utilizada na execução do trabalho centrou-se em analisar os livros de Geografia a partir de uma tabela de análise qualitativa sobre o conteúdo solos em manuais didáticos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, adotados pelos professores do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada a Educação – CEPAE/UFG. Verificou-se como resultados que dos 8 livros pesquisados, 92 capítulos analisados, apenas um dedicou um capítulo específico para abordar o solo. De um modo geral, a abordagem do conteúdo nesses manuais, aproxima-se mais de uma linguagem edafológica do que propriamente pedológica, o texto é, algumas vezes, conceitualmente defasado e raramente se conecta com a vivência dos alunos. Concluiu-se, portanto, que o solo, como conteúdo em livros didáticos de Geografia, assume um papel secundário. Essa problemática tem raízes profundas gestadas nos anos iniciais, perpassando toda a educação básica formal e sendo reforçada pela ausência ou baixo alcance de práticas de educação informal.