Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
AVALIAÇÃO DA DENSIDADE E DOS COMPONENTES DA POROSIDADE ASSOCIADOS ÀS PRÁTICAS DE MANEJO EM TRÊS CLASSES DE SOLOS CULTIVADOS COM CAFEEIRO.
PEDRO ANTÔNIO NAMORATO BENEVENUTE(1); GERALDO CÉSAR DE OLIVEIRA(2); ÉRIKA ANDRESSA DA SILVA(2); SAMARA MARTINS BARBOSA(2); CARLA ELOIZE CARDUCCI(3); VINÍCIUS MORIBE PEREIRA(2); 1 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; 2 - UFLA; 3 - UFSC;
Atributos como densidade do solo, microporosidade e macroporosidade apresentam certa relevância no que diz respeito às propriedades físicas do solo quando o objetivo é o diagnóstico da sua qualidade estrutural, atrelada às condições de manejo. Sendo assim este trabalho teve por objetivo avaliar a densidade e os componentes da porosidade (macroporosidade e microporosidade) em três classes de solos: Latossolo, Cambissolo e Nitossolo, todos sob sistema de manejo conservacionista e sob vegetação nativa do Cerrado. Foram abertas quatro trincheiras aleatórias em cada solo para coleta de amostras com estrutura preservada nas camadas de 0-0,20, 0,20-0,40 e 0,40-0,60 m de profundidade, submetidos ao sistema de manejo conservacionista além dos solos sob vegetação nativa, em quatro repetições para cada solo e profundidade. Foram calculadas a densidade do solo, a porosidade total, a macro e microporosidade. A partir dos resultados verificou-se que após cinco anos de implantação do sistema de Manejo Conservacionista, houve redução da Ds e aumento na PT, promovendo melhorias na qualidade física dos solos rasos, a exemplo o Cambissolo.