Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
CURSO DE PEDOLOGIA APLICADA: ALTERNATIVA PARA A FORMAÇÃO DE NOVOS PEDÓLOGOS
FABRÍCIO DE ARAÚJO PEDRON(1); RICARDO SIMÃO DINIZ DALMOLIN(1); CARLOS ALBERTO FLORES(2); 1 - UFSM; 2 - EMBRAPA;
A Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, em suas diversas instâncias, tem constatado algumas demandas em relação à formação de novos pedólogos, principalmente no que se refere à experiência de campo. Neste sentido, este trabalho propõe a institucionalização de cursos de pedologia aplicada com base neste projeto piloto realizado na Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O curso apresenta três módulos, um em EAD (à distância), outro presencial (prática de campo) e um último também em EAD (relatório avaliativo). Os participantes do curso consideraram o projeto piloto viável e importante na formação de campo dos novos técnicos. Também aprovaram os módulos e seus métodos de ensino e consideraram adequada a realização do curso de forma continuada em diferentes regiões.