Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
ESTIMATIVA DAS TARAS ENCHARCADA E ÚMIDA EM ANÁLISE DE AMOSTRAS INDEFORMADAS DE SOLO PARA DETERMINAÇÃO DA MACROPOROSIDADE, MICROPOROSIDADE E POROSIDADE TOTAL.
EDUARDO DE PIERI PRANDO(1); DIEGO GONÇALVES FEITOSA(2); MARCELO RINALDI DA SILVA(2); FABIANA MORBI FERNANDES(2); RAFAEL MONTANARI(2); 1 - UNESP; 2 - FEIS-UNESP;
A física do solo desempenha grande interesse para a agropecuária na medida em que processos fundamentais que acontecem no solo como movimento de água, gases, solutos e calor estão a ela relacionados e são seus principais objetos de estudo. Porém a metodologia tradicional, atualmente utilizada nos laboratórios de física do solo é constituída por uma série de passos que podem comprometer os resultados das análises, principalmente no momento da retirada das taras dos anéis, dos panos e das borrachas usadas na coleta. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi o de estudar uma equação matemática que pudesse reproduzir essa situação em que as taras encharcadas e úmidas, pudessem ser estimadaspor meiodas taras secas, apresentando assim uma exatidão considerável.