Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
APLICAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA PARA A DETERMINAÇÃO DO POTENCIAL NATURAL DE EROSÃO DOS SOLOS NO DISTRITO DE SUSSUNDENGA - MOÇAMBIQUE
BERTA LÚCIA CUMBANE(1); MANUEL ARMANDO VALERIANO MADEIRA(2); MARIA DA GRAÇA ABRANTES(2); 1 - UNIVERSIDADE ZAMBEZE; 2 - UNIVERSIDAE TÉCNICA DE LISBOA;
Analisa-se neste trabalho o potencial natural de erosão dos solos no Distrito de Sussundenga, Província de Manica, através da aplicação parcial da Equação Universal de Perdas do Solo (EUPS).
A motivação para este estudo surgiu da necessidade de investigação das zonas com maior susceptibilidade à erosão e disponibilização de informação de forma a minimizar os problemas de degradação ambiental. Esta motivação é acrescida pela necessidade de criação de uma base de dados contendo informação sobre a metodologia a usar na determinação dos factores que se encontram na origem da degradação dos solos de Moçambique.
O trabalho desenvolvido baseia-se essencialmente na revisão bibliográfica e modelação espacial em ambiente SIG, usando o software ArcGis 10. Os dados usados foram um Modelo Digital do Terreno, a distribuição espacial da precipitação e a caracterização dos solos, a partir dos quais se obteve os factores LS, R e K, respectivamente, do modelo USLE. No ambiente SIG fez-se a multiplicação dos mapas temáticos, resultando num mapa indicando os níveis de potencial natural de erosão do Distrito.
Do estudo feito observou-se que cerca de 50% da área do distrito apresenta valores de Potencial Natural de Erosão (PNE) inferiores a 500 ton/ha, correspondendo à classe de potencial baixo. Por outro lado, 27% da área corresponde à classe de potencial muito elevado. O factor topográfico exerce uma forte influência nestes resultados, uma vez que se verifica uma correlação positiva entre os dois factores, sendo o coeficiente de correlação igual a 99,9%.