Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
EFEITO DE 5 DOSES DE ADUBAÇÃO FOSFÓRICA E 5 DIFERENTES NÍVEIS DE IRRIGAÇÃO SOBRE A PRODUTIVIDADE DA BANANEIRA ‘PRATA ANÑ(AAB).
HELOISA ALVES SOUSA FALCÃO(1); ROSA MARIA DE DEUS DE SOUSA(1); JOSE RICARDO PEIXOTO(1); 1 - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UNB;
A bananeira é uma cultura que extrai grandes quantidades de nutrientes do solo, sendo a adubação e a irrigação os fatores que mais influenciam na produção. Desta forma, o trabalho tem como objetivo principal avaliar o efeito da aplicação de diferentes doses do mineral Fósforo (P), associada à diferentes laminas de irrigação, na produtividade e qualidade de frutos de bananeiras, Prata Anã, em situação de campo, na região do Distrito Federal. O experimento foi realizado na fazenda Água Limpa, Universidade de Brasília, localizada na Vargem Bonita, Distrito Federal. Os tratamentos foram distribuídos em um delineamento em blocos ao acaso, em parcelas subdivididas, no total de 50 tratamentos e 4 repetições. Os fatores corresponderam a cinco doses de fósforo (0; 52,94; 105,88; 158,82 e 211,76 g/cova) e cinco laminas de irrigação de volumes (7,0; 14,0; 28,0; 42,0; e 56,0 litros). Os resultados indicaram que a lamina de irrigação de volume de 42 litros forneceu melhores resultados de produtividade, e apresentou diferença estatística com relação aos demais volumes de água pesquisados. As diferentes doses de adubação fosfórica não afeta os indicadores de produtividade de forma significativa. E conclui-se que a irrigação é fundamental e que a adubação fosfórica não afeta a produtividade da bananeira ‘Prata anã’.