Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
CARBONO ORGÂNICO E NITROGÊNIO TOTAL EM UM CAMBISSOLO SUBMETIDO A DIFERENTES USOS AGRÍCOLAS TENDO O SISTEMA AGROECOLÓGICO COMO REFERÊNCIA NO SEMIÁRIDO POTIGUAR.
JOAQUIM EMANUEL FERNANDES GONDIM(1); JEANE CRUZ PORTELA(2); EULENE FRANSCISO DA SILVA(2); ANA CECÍLIA DA COSTA SINCLAIR MARINHO(2); LÍSSIA LETÍCIA DE PAIVA OLIVEIRA(2); SAFIRA YARA AZEVEDO MEDEIROS DA SILVA(2); 1 - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO; 2 - UFERSA;
O sistema agroecológico apresenta-se como uma alternativa de manejo sustentável da caatinga, todavia faltam informações básicas a respeito da matéria orgânica do solo. Assim, o objetivo desse trabalho foi avaliar os teores de carbono e nitrogênio totais em diferentes usos agrícolas, tendo como referência o sistema agroecológico, em um cambisssolo no semiárido potiguar. A pesquisa foi desenvolvida no Projeto de Assentamento Terra de Esperança Município de Governador Dix-Sept Rosado, localizado na Microrregião da Chapada do Apodi-RN, em um Cambissolo Háplico eutrofico. As áreas estudadas foram: AAG- área Agroecológica, AMN- área de Mata Nativa (caatinga), AP - área de Pomar de Cajaraneiras, APC- área coletiva com preparo do solo convencional em cultivos consorciados e ACOL - área de Colúvio. As amostras de solo foram coletadas nas camadas de 0,00-0,05 e 0,05-0,10 m , e analisado os teores de carbono orgânico e nitrogênio total. Diante do exposto a área do pomar de cajaranas apresentou maiores índices do carbônico orgânico total (COT), em função do aporte de serapilheira e da presença de animais (ovinocaprinos) na área. Observou-se que a área agroecológica apresentou menor perda de carbono em relação as usos agrícolas provavelmente devido a diversidade de plantas e manejo dos resíduos vegetais na superfície do solo.