Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
DISPONIBILIDADE DE P NO SOLO E NA SOLUÇÃO DO SOLO EM DIFERENTES TIPOS DE USO NA REGIÃO DO PLANALTO SANTARENO NO ANO DE 2012(1)
HENRIK PRUDENTE DA SILVA(1); RENATA ANDRADE COELHO(2); JULIANO GALLO(2); EDUARDO JORGE MAKLOUF CARVALHO(3); RAIMUNDO COSME DE OLIVEIRA JUNIOR(3); DARLISSON BENTES DA SILVA(2); 1 - CENTRO UNIVERSITARIO LUTERANO DE SANTAREM; 2 - CEULS; 3 - EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL;
A solução do solo é um sistema heterogêneo aberto, permitindo a ocorrência de trocas de matéria e energia com as fases sólidas e gasosas. A composição da solução do solo depende destas trocas, nas quais estão envolvidas diversas reações químicas. Desta maneira, a solução contém água, gases, elementos minerais e orgânicos dissolvidos. A disponibilidade de Fósforo (P) no solo e na solução do solo representa uma transferência desse nutriente para a planta, independentemente do tipo de uso do solo. O objetivo desse estudo foi analisar a disponibilidade de P na solução do solo e no solo, no ano de 2012, na região do“Planalto santareno”, em Santarém/ Pa, em quatro diferentes tipos de uso e em diferentes profundidades. Para a coleta da solução do solo utilizou-se 48 Lisímetros, instalados em quatro profundidades distintas sendo 0,1, 0,2, 0,4 e 0,9m sendo, uma área cultivada com milho, uma com mandioca, uma área de pousio com vegetação secundária em estágio de regeneração (capoeira) e a última área cultivada com soja. Os resultados obtidos mostram que a disponibilidade de P na solução do solo é inferior ao fósforo extraído do solo.