Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
ATRIBUTOS DE QUALIDADE PARA CONDUÇÃO DE ÁGUA EM UM LATOSSOLO VERMELHO AMARELO DISTRÓFICO EM SUCESSÃO DE USO COM MATA, MANDIOCA E CACAU.
MARIA MAGALI MOTA DOS SANTOS(1); MARINA APARECIDA COSTA LIMA(1); JOSÉ FERNANDES DE MELO FILHO(1); PATRIZIA SANTOS PEREIRA(1); WILMA BISPO DE SOUZA(1); KARLA SILVA SANTOS ALVARES DE ALMEIDA(1); 1 - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA;
A forma de uso da terra pode resultar em graus diferenciados de alteração das propriedades físico-hídricas do solo. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da sucessão de uso agrícola mata, mandioca, cacau, nos atributos de qualidade para condução de água em um Latossolo Vermelho Amarelo Distrófico. A avaliação foi realizada na região do Baixo Sul da Bahia, município de Teolândia, localidade de Novolândia, em uma área com uso sucessional de mata nativa, mandioca e cacau, na qual se coletaram amostras indeformadas, na profundidade 0 – 0,15m, para avaliação da densidade do solo, porosidade e condutividade hidráulica do solo saturado pelo método do permeâmetro de carga decrescente. Os resultados mostram que em relação à mata, o uso com cacau aumentou a densidade e diminuiu a macroporosidade do solo, enquanto o uso com mandioca aumentou a condutividade hidráulica do solo saturado.