Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
CARACTERIZAÇÃO FENOTÍPICA E EFICIÊNCIA DE REMOBILIZAÇÃO DE N DE MUTANTES DE ARROZ OSAAP1 E OSAAP18
ERINALDO GOMES PEREIRA(1); CASSIA PEREIRA COELHO(1); LEANDRO AZEVEDO DOS SANTOS(1); SÔNIA REGINA DE SOUZA(1); MÂNLIO SILVESTRE FERNANDES(1); 1 - UFRRJ;
Grande parte da Eficiência de Uso de Nitrogênio (EUN) é ligada à Eficiência de remobilização de N (ERN) dos cultivos no período reprodutivo da cultura, levando o estudo de genes que codificam para proteínas envolvidas na remobilização de N durante o período de enchimento dos grãos, em especial os transportadores de aminoácidos, que são a principal forma de remobilização de N orgânico nas plantas no período de enchimento de grãos, a ser de extrema relevância. Foi instalado um experimento em casa de vegetação para caracterização fenotípica e Eficiência de Remobilização de Nitrogênio (ERN) das plantas mutantes 3A-00581, mutante por T-DNA para o gene OsAAP18 (LOC_Os06g36210), e 4A-00262, mutante por T-DNA para o gene OsAAP1 (LOC_Os07g04180).
Foi utilizado o delineamento experimental inteiramente casualizado, com 2 linhagens mutantes (Osaap1 e Osaap18) e uma tipo selvagem,com 4 repetições.
Ao final do ciclo foi realizada a caracterização fenotípica e a ERN das plantas cultivadas.
Os resultados obtidos sugerem a provável participação de OsAAP18 no transporte de aminoácidos para os grãos em desenvolvimento, uma vez que plantas mutantes para esse gene apresentaram menor produção de grãos e remobilização de N para os grãos.
Não foi possível afirmar a participação de OsAAP1 no processo de remobilização de N para os grãos em arroz com os dados observados, sendo necessárias mais análises.