Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE SOLOS
DIEGO PEREIRA COSTA(1); SELMA BARBOSA BASTOS(1); DEORGIA TAYANE MENDES DE SOUZA(1); 1 - UEFS;
Sendo o jogo um recurso lúdico capaz de simular aspectos da realidade, o uso deste, no âmbito da Geografia Escolar, pode contribuir para com o ensino-aprendizagem do solo. O objetivo principal deste estudo diz respeito à investigação e análise da eficiência do jogo “Na Trilha dos Solos” como recurso didático para o ensino-aprendizagem do solo no âmbito do Ensino de Geografia a partir de uma experiência do jogo co alunos do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). A metodologia utilizada compreendeu a I) Revisão de literatura; II) Confecção do jogo através do programa PowerPoint e elaboração de um questionário estruturado; III) Aplicação do jogo e consequente aplicação do questionário; IV) Sistematização e análise das respostas do questionário; V) Elaboração do presente resumo. Diante da experiência é possível destacar uma aprovação do jogo para o ensino do solo pelos participantes, pois consideraram este recurso capaz de recapitular, fixar ou revisar o conteúdo; facilitar a compreensão do solo enquanto recurso e suporte; alcançar vários objetivos durante as práticas pedagógicas, tais como aspectos cognitivos, afetivos, motivacionais e socializadores; além de desafiar e motivar o aluno a estudar de forma atrativa. Com isso, conclui-se que o jogo da trilha é pertinente no ensino do solo, mas não anula outros métodos de ensino, assim como o professor deve ter um objetivo pedagógico para sua utilização.