Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
EFEITOS DO PREPARO DO SOLO E PROFUNDIDADE DE PLANTIO NO DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DO MILHO (ZEA MAYS L.) EM CAPITÃO POÇO, PARÁ.
FÁBIO DAIBES BORRAJO(1); WENDEL KAIAN OLIVEIRA MOREIRA(1); GEANE GUEDES CARDOSO(1); RIAN ANTONIO REIS RIBEIRO(1); GABRIELA MOURÃO DE ALMEIDA(1); RAIMUNDO THIAGO LIMA DA SILVA(1); 1 - UFRA;
Os efeitos do preparo do solo e da profundidade de plantio são altamente relevantes para o sucesso e bom desenvolvimento da cultura do milho, proporcionando alta produtividade e conservação das características físicas do solo.
O objetivo deste trabalho foi avaliar os diferentes métodos de preparo do solo e profundidades de plantio em função do desenvolvimento das plantas de milho no município de Capitão Poço, Pará. Foi utilizado o delineamento experimental aplicado em blocos ao acaso, com parcelas subdividas de 5x3 e com 3 repetições. O primeiro fator avaliado foram 5 métodos de preparo do solo, sendo eles, subsolagem, gradagem, enxada rotativa, aração e capina manual. O segundo fator foram 3 profundidades de plantio: 1,5cm, 3cm e 4,5cm. Aos 93 dias após a semeadura foi realizada avaliação biométrica das variáveis, diâmetro do colmo (DC), altura da planta (AP) e número de folhas (NF) para os tratamentos adotados.
O método de preparo do solo que mais se destacou na área experimental, em todas as variáveis, foi o tratamento com subsolagem. Os efeitos das 3 profundidades de plantio não mostraram diferença significativa entre si.