Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
AS ATUAIS RECOMENDAÇÕES DE ADUBAÇÃO PARA O ARROZ IRRIGADO NO RIO GRANDE DO SUL SÃO VÁLIDAS EM SISTEMAS INTEGRADOS DE PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA?
FELIPE CARMONA(1); CÉLITO PESCADOR MEZZARI(2); IBANOR ANGHINONI(1); PAULO CESAR DE FACCIO CARVALHO(1); 1 - UFRGS; 2 - UFSC;
A cultura do arroz irrigado no Rio Grande do Sul vem apresentando expressivo crescimento de produtividade nos últimos anos devido à melhoria nas práticas de manejo por parte dos produtores, especialmente no que tange ao uso de fertilizantes. Entretanto, a maior parte das curvas de resposta que deram origem às atuais recomendações de adubação não contempla os sistemas integrados de produção agropecuária (SIPAs) vigentes em algumas regiões orizícolas do Estado. O presente estudo teve como objetivo avaliar a eficácia das recomendações de adubação para a cultura do arroz irrigado em SIPAs, em diferentes classes de solos de várzea no Rio Grande do Sul. O trabalho foi executado na safra 2012/13, em quatro propriedades rurais do Estado, com diferentes espécies hibernais sob pastejo animal. Nestas áreas, foi feita a recomendação de adubação com base em análises prévias do solo, sendo que os tratamentos constaram de frações das doses recomendadas. Ao final do ciclo de cultivo, foram determinadas as frações de máxima eficiência técnica (FMET) e econômica (FMEE) dos fertilizantes NPK, assim como os incrementos de rendimento e lucro líquido proporcionados pelas FMEE. Os resultados demonstram que a resposta do arroz a adubação é menor quando esta cultura está inserida em SIPAs, o que demanda estudos de calibração específicos para estes modelos de produção, com vistas a maior retorno econômico e menor impacto sobre o ambiente.