Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
ANÁLISE DESCRITIVA EXPLORATÓRIA DA CONDUTIVIDADE HIDRÁULICA DO SOLO SATURADO DE UM SISTEMA ORGÂNICO COM CULTIVO DE BANANEIRA.
MARIA MAGALI MOTA DOS SANTOS(1); JOSÉ FERNANDES DE MELO FILHO(1); RAQUEL ALMEIDA CARDOSO DA HORA(1); ANA CAROLINA RABÊLO NONATO(1); FAGNER TAIANO DOS SANTOS SILVA(2); 1 - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA; 2 - UNIVERSIDADE FEDERAL O RECÔNCAVO DA BAHIA;
Uma das grandes preocupações da atualidade é a degradação do solo, influenciada pelo avanço dos intensivos sistemas de cultivos, o que sugere a adoção de novos sistemas de produção que gerem sustentabilidade aos ecossistemas, a exemplo dos sistemas de produção orgânicos, os quais objetivam melhorar o aproveitamento dos recursos naturais de forma equilibrada. No entanto, como qualquer outro sistema de manejo, também podem provocar alterações nas características químicas e físicas do solo. Sendo por isso importante avaliar e entender o efeito dos mesmos nas propriedades indicadoras da qualidade do solo, a exemplo da condutividade hidráulica do solo saturado, a qual estar associada a capacidade do solo em distribuir água para as plantas. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo realizar a caracterização estatística exploratória da condutividade hidráulica do solo saturado em um sistema orgânico com cultivo de bananeira. O trabalho foi realizado na fazenda Bocaiúva, na região de Feira de Santana com amostragem realizada no ponto médio da camada de 0-0,15 m em sistema de transecto com pontos de coleta espaçados em 1 metro. Verificou-se que os dados de condutividade hidráulica do solo saturado apresentaram de média a alta variação, com distribuição diferente da normal.