As atividades práticas multidisciplinares e o conhecimento sobre o solo são ferramentas de suma importância no Ensino Médio Integrado. Este trabalho teve por objetivos: a) estimular o interesse em alunos do Ensino Médio Integrado (EMI) na aprendizagem sobre o solo, bem como salientar a sua importância, e b) avaliar a possibilidade de realizar uma competição semelhante à I CIS-SUL no Ensino Médio Integrado ao Técnico. A atividade teórico-prática foi realizada através de uma competição de identificação de solos entre alunos dos 3º anos do EMI do Colégio Técnico Industrial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A atividade foi organizada em quatro momentos: apresentação teórica, treinamento prático, competição e divulgação dos resultados. A competição contou com 40 alunos organizados em oito equipes. A maioria dos participantes (80,65%) considerou a atividade muito interessante. Quanto ao treinamento de campo, 61,27% dos alunos deram nota 9 para a atividade. A maioria dos alunos declarou que este tipo de atividade contribuiu para a sua formação profissional. Os resultados obtidos, nesta atividade, indicam o surgimento de uma ferramenta multidisciplinar com significativo potencial educativo e estimulador no Ensino Médio Integrado.