Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
PEDOLOGIA NA ESCOLA: O ESTUDO DE SOLOS COMO RECURSO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
SILVIA SCHMIDLIN KEIL(1); ALESSANDRA SANTOS(2); 1 - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANA; 2 - UFPR;
O solo é um dos recursos naturais mais importantes, pois é através dele que se desenvolvem vários outros, como a flora, a fauna, armazenamento de água, e também as ações do próprio homem, como edificações e as atividades agropastoris. Podemos pensar em qualquer outro recurso natural disponível em nosso planeta, todos eles possuem uma relação direta com o solo, sendo assim, porque acabamos deixando de lado uma reflexão e conscientização sobre um fator tão importante em nossa vida? É através do estudo do solo, que podemos trabalhar a conscientização de nossos alunos, tanto num âmbito formal, ou seja, relacionando com o conteúdo em si, como no não formal, trazendo uma visão de preservação ambiental através de um recurso muito utilizado porém pouco valorizado. Neste sentido, este trabalho procurou integrar o estudo da pedologia como um recurso que pode ser utilizado, aplicando uma metodologia mais prática, voltada para a educação ambiental. Foram desenvolvidas e aplicadas atividades práticas, visando uma melhor compreensão do conteúdo de solos. Para podermos dimensionar o estudo e o conhecimento de solos pelos alunos, utilizamos Mapas Conceitua (MCs), que serviram como instrumento para analisar a estrutura conceitual dos conhecimentos prévios em relação à temática do solo. Após o experimento foi possível observar uma nova visão dos estudantes, ou seja, a alta relação que o solo possui com o meio ambiente, visão anteriormente não constatada.