Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
SOLOS E AGROECOLOGIA: ESTRATÉGIAS DE ABORDAGEM SOCIOAMBIENTAL PARA EDUCAÇÃO BÁSICA.
ELISA GRAMACHO DE OLIVEIRA(1); TALITA DE CASSA FRANCISCO(3); ANGELICA DA SILVA LOPES(2); FERNANDA MÁRCIA SOUZA(3); ANDRÉ LUIZ MIRANDA REIS(3); CRISTINE CAROLE MUGGLER(3); 1 - MUSEU DE CIÊNCIAS DA TERRA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; 2 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; 3 - UFV;
A agroecologia é movimento, ciência e prática que busca estabelecer uma (re)nova(da) relação entre seres humanos e meio ambiente a partir da realização de sistemas agrícolas e alimentares de base ecológica. Na microrregião de Viçosa-MG há várias experiências de transição agroecológica e de construção coletiva do saber agroecológico que são pouco conhecidas pelas comunidades escolares. Para ampliar e valorizar estas experiências foi realizado no âmbito do Programa Novos Talentos/CAPES, o curso “Solos e Agroecologia: transversalidade e abordagem socioambiental nas ciências da natureza” voltado para professores da educação básica de cidades do entorno de Viçosa. O curso foi realizado em oito módulos (40 horas) ao longo de 2014. A abordagem dos conteúdos de solos e agroecologia se deu com instrumentos metodológicos diversificados que incluíram círculos de cultura, instalações artístico-pedagógicas, vivências ambientais e agroecológicas, visitas e caminhadas de percepção ambiental e discussões coletivas. Para acompanhar e avaliar as atividades foram aplicados questionários e foi realizado um círculo de cultura dos aprendizados conquistados ao longo do curso. O curso contou com a participação de 28 professores de 14 escolas dos municípios de Araponga, Canãa, São Miguel, Cajuri e Coimbra. O curso “Solos e agroecologia”, para professores da educação básica teve relevante impacto e contribui tanto para o fortalecimento da educação básica como para a disseminação da agroecologia.