Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
EFEITO DA APLICAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS HÚMICAS NAS PROPRIEDADES DE MASSA SECA DA PARTE AÉREA E DA RAIZ DE MUDAS DE EUCALYPTUS UROGRANDIS1.
JOSE MOISES FERREIRA JUNIOR(1); RODRIGO JOSÉ DA SILVA(2); ANTÔNIO CARLOS MARTINS DOS SANTOS(2); ROSETÂNIA CORREIA NEVES DA CONCEIÇÃO(2); GILSON DE ARAÚJO DE FREITAS(2); 1 - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; 2 - UFT;
RESUMO: As características morfológicas são as mais utilizadas para indicar a qualidade das mudas, As substâncias húmicas originadas da oxidação e polimerização da matéria orgânica podem influir no crescimento e desenvolvimento de plantas, influenciando direta ou indiretamente no metabolismo, alterando as características morfológicas, sendo esse efeito de difícil explicação, devido à complexidade e variação dessas substâncias. Neste contexto objetivou-se avaliar o efeito da aplicação do produto comercial Fertiactyl® a base de substâncias húmicas na produção de mudas de Eucalyptus urograndis. O experimento foi desenvolvido no viveiro de pesquisa de mudas florestais da Universidade Federal do Tocantins – UFT. Foram utilizados dois métodos de aplicação com cinco concentrações cada (0 ml L-1; 2,5 ml L-1; 5,0 ml L-1; 7,5 ml L-1 e 10 ml L-1 de Fertiactyl®), sendo os métodos, imersão dos tubetes com substrato em solução e aplicação da solução via foliar. A imersão dos tubetes proporcionou um maior ganho de massa seca da parte aérea e da raiz em relação à aplicação foliar, apresentando o maior valor na concentração de 10 ml L-1. Portanto, as substâncias húmicas influenciam de forma positiva no incremento da massa seca total, da raiz e parte aérea.
Termos de indexação: substância húmica; massa seca; Fertiactyl® .