Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA, USO E CONSERVAÇÃO DOS SOLOS NO LOTE 96 DO ASSENTAMENTO PIMENTEIRA – SÃO JOÃO DO ARAGUAIA – PA.
CARLOS LARRY SANTOS MARINHO(1); ANA MARIA DO VALE FLÁVIO(2); FIRMINO DA SILVA GUIMARÃES NETO(2); HADYLLA SOARES DE CAMARGO(2); ANDRÉA HENTZ DE MELLO(2); GUSTAVO FERREIRA DE OLIVEIRA(3); 1 - UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ; 2 - UNIFESSPA; 3 - UDESC/CAV;
O solo tem sua origem nas transformações das rochas e de material orgânico, pela ação dos fatores de formação dos solos. O objetivo deste trabalho foi identificar as características morfológicas do solo na área de pasto, floresta e cultivo e manejo. Este trabalho foi realizado no projeto de assentamento Pimenteira, no lote 96, no município de São João do Araguaia, Pará. Para a identificação do tipo de solo existente no lote foi realizado um levantamento morfológico e visual dos solos. No lote três áreas foram estudadas, sendo a primeira área de floresta, a segunda área de pasto, e por último a área de cultivo de mandioca. Os dados de campo foram anotados em uma planilha e apresentados em forma de tabela. Foi possível perceber areia em todos os horizontes, alguns com maiores porções, outros com menores. Tem-se além dos horizontes A, B e C, um horizonte transicional (AB), um intermediário (B/C), e ainda um horizonte Cg (Glei). Na área de pasto, o horizonte C possui areia praticamente em sua totalidade. Trata-se de um solo de consistência dura nos dois primeiros horizontes (0-54 cm). Na área de cultivo tem-se um horizonte O, que tem presença de muitas raízes, um horizonte A, muito cascalhento, e um horizonte B identificado como argila cascalhenta. Os solos analisados conferem porções significativas de areia e baixa fertilidade, é possível produzir com sustentabilidade na área, porém os agricultores recebem as terras, mas não tem instrução necessária para cultiva-las.