Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
OFICINA DA CIÊNCIA DA TERRA COMO METODOLOGIA AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
JEAN LUCAS VINHAS MEDEIROS(1); ANA MARIA SOUZA DOS SANTOS MOREAU(1); 1 - UESC;
Os colégios públicos brasileiros enfrentam dificuldades referentes, principalmente, a precariedade das estruturas e equipamentos das salas de aulas; livros didáticos insuficientes para todos os alunos; biblioteca em ambientes não adequados; laboratórios inapropriados; má qualidade nutricional da merenda escolar; inadequado acompanhamento das práticas esportivas, dentre outras. Dessa forma, metodologias de ensino que visem minimizar tais precariedades, tornando o ensino/aprendizado mais atrativo, tornam-se necessárias. Assim, o presente trabalho propôs a confecção e utilização de materiais didático-pedagógicos em oficinas acerca de conteúdos referentes à Ciência da Terra. Para avaliar a eficiência dos referidos materiais, foram aplicados questionários antes e após a intervenção da pesquisa. Obteve-se maior índice de acertos nas questões após a aplicação da oficina, ratificando esta metodologia de ensino como eficaz no processo de ensino/aprendizagem.