Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
DIVERSIDADE DE MICRORGANISMOS EM SOLO CULTIVADOS COM DIFERENTES PLANTAS DE COBERTURA EM SISTEMA DE PLANTIO DIRETO NO INVERNO.
DINAMAR MARCIA DA S.V. RODRIGUES TORRES(1); GABRIELLY ISAAC RODRIGUES(2); ERNANE MIRANDA LEMES(2); JOSÉ LUIZ RODRIGUES TORRES(3); ALYNE DANTAS MENDES DE PAULA(2); DIEGO TOLENTINO DE LIMA(2); 1 - INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO; 2 - UFU; 3 - IFTM;
A diversidade de microrganismos presentes no solo é reconhecida como um bom parâmetro para avaliação de sua qualidade ecológica e potencial agrícola. O objetivo deste estudo foi identificar e quantificar os grupos de microrganismos presentes no solo sob diferentes profundidades e coberturas no inverno no Cerrado mineiro. A área experimental foi cultivada durante 14 anos em sistema de semeadura sem o revolvimento do solo. O delineamento utilizado foi blocos casualizados em esquema fatorial 33, com três coberturas (braquiária, crotalária, milheto), em três profundidades de amostragens (00,0,05, 0,05-0,10 e 0,10-0,20 m), com quatro repetições. Foram realizados isolamentos específicos para contagem em placa de Petri de cada grupo de microrganismo. Todas as coberturas e profundidades avaliadas apresentam a ocorrência dos principais grupos de microrganismos estudados. A braquiária causa supressão ao desenvolvimento de bactérias esporulantes, mas não afeta os demais microrganismos. Os primeiros 0,05 metros superficiais tenderam a apresentar maiores populações dos microrganismos estudados. O fator ambiental é determinante para a relativa uniformidade das populações de microrganismos entre as coberturas avaliadas após um inverno muito seco.