Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
FUNGO MICORRÍZICO ARBUSCULAR (FMA) MAXIMIZA A PRODUÇÃO DE TANINOS TOTAIS NA CASCA DO CAULE DE PAU-FERRO, EM CONDIÇÕES DE CAMPO.
EMANUELA LIMA DOS SANTOS(1); FRANCINEYDE ALVES DA SILVA(1); FÁBIO SÉRGIO BARBOSA DA SILVA(1); 1 - UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO;
Libidibia ferrea é uma planta medicinal que apresenta propriedades terapêuticas, devido a presença de compostos bioativos. O uso de fungos micorrízicos arbusculares (FMA) pode aumentar a produção dessas biomoléculas em plantas medicinais. Porém, não há relatos sobre a associação de FMA com plantas de pau-ferro visando produção de metabólitos na casca do caule de L. ferrea. O objetivo do trabalho foi selecionar FMA eficientes em maximizar a produção de taninos na casca do caule de plantas adultas de pau-ferro. A coleta do material vegetal, em plantas inoculadas ou não com FMA, para análise da concentração de taninos totais, foi realizada após 20 meses da inoculação. A inoculação com Acaulospora longula foi eficiente em aumentar a concentração de taninos em plantas de pau-ferro em relação ao controle. A utilização de FMA em plantas de pau-ferro pode ser uma alternativa sustentável para produção de taninos na casa do caule.