Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
EFICIÊNCIA DO DEJETO LÍQUIDO SUÍNO COM INIBIDOR DE NITRIFICAÇÃO NA FERTILIZAÇÃO NITROGENADA EM APLICAÇÃO INCORPORADA NO SOLO.
LUIZA FERNANDA ERDMANN(1); PAULO CEZAR CASSOL(1); MAYRA MIDORI FURIHATA(1); AUGUSTO FRIEDERICHS(1); WALTER BORGES JUNIOR(1); 1 - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC;
A aplicação superficial de dejeto líquido suíno favorece maiores perdas de N, elemento que no solo fica sujeito a diversas transformações microbianas, como a volatilização e a nitrificação. Em função disso, foi avaliada a incorporação ao solo do dejeto líquido suíno (DLS) e do fertilizante mineral (NPK) adicionados de inibidor da nitrificação (DCD) como forma de aumentar a eficiência como fonte de nitrogênio (N). Utilizou-se o delineamento experimental em blocos casualizados, com parcelas subdivididas e quatro repetições. Sendo o modo de aplicação alocada na parcela principal e os fertilizantes na subparcelas. Os tratamentos a campo compreenderão os fertilizantes: testemunha, NPK, NPK + DCD, DLS e DLS+DCD nos modos de aplicação incorporada e superficial. Realizou-se avaliação de N-amonial e N-nítrico aos 30, 60 e 90 dias após a aplicação dos fertilizantes.