Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
REATIVIDADE DE FONTES ALTERNATIVAS DE POTÁSSIO EM DOIS TIPOS DE SOLOS
JENIFER CAMILA GODOY DOS SANTOS(1); DOUGLAS DA SILVA SANTOS(2); GASPAR HENRIQUE KORNDORFER(1); MELISSA CRISTINA DE CARVALHO MIRANDA(1); 1 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; 2 - UNESP;
Objetivou-se analisar a capacidade de liberação do potássio para o solo proveniente de rochas moídas e rocha tratada termicamente, em relação ao KCl. Foi conduzido um experimento em casa de vegetação com dois diferentes tipos de solo, um Latossolo Vermelho distrófico e de um Neossolo Quartzarênio órtico típico. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado (DIC) com quatro repetições, em esquema fatorial 6x2+1, sendo seis fontes de potássio (KCl, termopotássio, verdete, Fonolito, Feldspato potássico e sienito), duas doses de potássio (200 e 400 kg ha-1 de K2O) e um tratamento testemunha que não recebeu adubação potássica. Após 60 dias de incubação foi determinado potássio disponível no solo.
A disponibilidade de potássio das fontes Termopotássio e Fonolito variou com a dose e o tipo de solo e as
fontes verdete, feldspato potássico e Sienito não foram eficientes em liberar o potássio para os solos no período estudado.