Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
RESPIRAÇÃO BASAL DE SUBSTRATOS EM TALUDES DE ESTÉRIL SUBMETIDOS A DIFERENTES MÉTODOS DE REVEGETAÇÃO EM ÁREAS MINERADAS DE CARAJÁS – PA(1).
MILENA BORGES SANTA BRÍGIDA(1); LUIZ EDUARDO DIAS(2); IGOR RODRIGUES ASSIS(2); 1 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; 2 - UFV;
A avaliação das condições microbiológicas na recuperação de áreas degradadas pela mineração é de grande interesse, uma vez que estes indicadores respondem mais rapidamente às variações do sistema. Assim, o objetivo do trabalho foi avaliar o efeito de diferentes técnicas de revegetação e doses de fertilizantes na respiração basal de substratos de taludes de estéril, em áreas alteradas pela mineração em Carajás – PA. Foram testados os métodos de revegetação com aplicação de um coquetel de sementes, aplicadas por hidrossemeadura e plantio manual, com doses crescentes de NPK. Os resultados mostraram elevada variabilidade, não havendo diferença significativa da atividade microbiana em função dos métodos e das doses de fertilizantes. No entanto, é possível observar maior atividade biológica nas parcelas referentes aos tratamentos com uso da hidrossemeadura. Acredita-se que no decorrer do tempo haverá maior produção de biomassa e melhor resposta dos tratamentos testados.