Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
CARACTERIZAÇÃO DOS SOLOS PRESENTES NA UNIDADE FISIOGRÁFICA PLANALTO PIRAMBOIA DA REGIÃO CENTRO-LESTE DA DEPRESSÃO PERIFÉRICA PAULISTA.
ELIZANDRA GOLDONI GOMIG(1); JAIRO ROBERTO JIMENÉZ-RUEDA(1); MARIANA MARTINEZ DA SILVA HERRERA(1); PEDRO LUIZ FIOCCO MACHINI(1); 1 - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP-RC);
O reconhecimento e identificação dos solos, bem como, sua evolução pedogênica é fundamental para a caracterização das paisagens. O objetivo do estudo foi caracterizar os solos na Unidade Fisiográfica Planalto Piramboia e assim, gerar a base para ações futuras de manejo. Para a realização do trabalho, utilizou a delimitação das Unidades Fisiográficas da região que compreende os municípios de Rio Claro e São Carlos, selecionado a Unidade Planalto Piramboia e realizado as campanhas de campo para coleta de amostras de solos para a determinação das propriedades físico-químicas.Os solos presentes nos diferentes graus de dissecação pertencem sua grande parte a classe Cambissolos e Neossolos, com ação de vários processos de retrabalhamento como a latossolização, regolitização (Neossolos), podzolização (argilização - mono ou bisialítica).