Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
PRODUÇÃO DE MATÉRIA SECA E CONTEÚDO DE N, P E S NA SOJA FERTILIZADA COM FONTES SOLÚVEIS DE FÓSFORO REVESTIDAS COM ENXOFRE ELEMENTAR.
NÁDIA MARIA MARTINS GOMES(1); PATRÍCIA CARDOSO MATIAS(2); JOSÉ LUCAS DE PAULA(2); EDSON MÁRCIO MATTIELLO(2); 1 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; 2 - UFV;
O trabalho avaliou a eficiência de fontes solúveis de fósforo revestidas com enxofre elementar para soja, em diferentes tempos de incubação. Este foi conduzido em casa de vegetação com solo incubado com calcário por 20 dias. Metade das parcelas recebeu aplicação de P 30 dias antes do plantio, sendo semeadas em seguida. Neste período foram feitas adubações com K e micronutrientes. Os tratamentos, (dois tempos de incubação, quatro fontes de P, duas doses e um controle), foram distribuídos em blocos casualizados com três repetições. Sessenta dias após o plantio, as plantas foram colhidas, secas em estufa, pesadas e moídas determinando teores de N, P e S. Obteve-se o conteúdo pelo produto da matéria seca pelos teores. Os dados foram submetidos à análise de variância, avaliando o efeito da adubação, fonte e S, em cada tempo, através de contrastes ortogonais. Verificou-se que a aplicação antecipada reduziu a eficiência da fonte de P, sendo MAP mais eficaz que ST, e o S mais eficiente neste.