Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
DISPONIBILIDADE DE POTÁSSIO EM UM LATOSSOLO ARGILOSO SOB ADUBAÇÃO DE RESÍDUOS COM DIFERENTES MANEJOS
JOSEPH ELIAS RODRIGUES MIKHAEL(1); RISELY FERRAZ DE ALMEIDA(1); MÁRCIA REGINA BATISTELA MORAES(1); ISABEL DAYANE DE SOUSA QUEIROZ(1); ELIAS NASCENTES BORGES(1); 1 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA;
A utilização de resíduos em práticas agrícolas tem demonstrado que sua disposição no solo adiciona uma séria de substancias que podem alterar aos atributos físicos, químicos, físico-químicos e principalmente biológicos. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a influência de diferentes fontes de compostos orgânicos sob diferentes manejos, nos teores de K em Latossolo com textura argilosa (Latossolo Vermelho-Amarelo Distrófico típico) do Cerrado brasileiro.
O experimento foi estabelecido em Delineamento em Blocos Casualizados - DBC, com três repetições e um fatorial 3x4, três resíduos orgânicos de origem animal (cama de frango - CF, cama de peru - CP e esterco bovino - EB) e quatro tipos de manejos (in natura - IN; compostado - C; compostado mais gesso - C + G; compostado mais gesso e fósforo C + G + P). Todas as fontes de biofertilizantes contribuíram para disponibilização de potássio para o solo, sendo o ideal a aplicação junto com gesso.