Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
ANÁLISE COMPARATIVA DA INFLUÊNCIA DE FERTILIZANTES INORGÂNICOS E ORGÂNICOS NA CULTURA DO PINHÃO MANSO (JATROPHA CURCAS L) NO SEMIARIDO POTIGUAR.
JÉSSICA GONÇALVES FONSECA(1); YÁSKARA FABÍOLA MONTEIRO MARQUES LEITE(1); ROSA THAYANE MARTINS MACIEL(1); RAQUEL BRUNA CHAVES DE LIMA(1); CELSEMY ELEUTERIO MAIA(2); 1 - UERN-UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE; 2 - UFERSA;
O pinhão manso é uma espécie nativa do Brasil, da família das Euforbiaceae. O objetivo desta pesquisa é estudar os efeitos diversos fertilizantes sobre as variáveis de crescimento e produção do pinhão-manso. O delineamento estatístico utilizado foi realizado em blocos casualizados, com quatro repetições para cada tipo de tratamento; foram estudados, a altura das plantas, o diâmetro caulinar e a área foliar. O solo utilizado como substrato foi o Argissolo não-salino, franco-arenoso. As irrigações foram realizadas diariamente, duas vezes ao dia. Desta forma, pudemos analisar se esses fertilizantes ocasionaram ou não um efeito significativo em todas as variáveis estudadas.