Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
PERDAS DE SOLO RELACIONADAS À EROSIVIDADE DA CHUVA EM ÁREAS CULTIVADAS COM FEIJÃO-DE-PORCO (CANAVALIA ENSIFORMIS (L.) DC)
PEDRO VELLOSO GOMES BATISTA(1); MARX LEANDRO NAVES SILVA(2); PEDRO LUIZ TERRA LIMA(2); RODRIGO MAGALHÃES MARQUES(2); DANIELLE VIEIRA GUIMARÃES(2); GABRIEL JOSÉ CARVALHO(2); 1 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; 2 - UFLA;
A erosão hídrica é um importante agente de degradação dos solos e está relacionada, dentre outros fatores, com a erosividade da chuva e o manejo da cobertura do solo. O objetivo deste trabalho foi analisar a erosividade da chuva no período de novembro de 2011 a março de 2012 no município de Lavras, Minas Gerais e avaliar a sua relação com as perdas de solo ocorridas durante essa época em parcelas experimentais cultivadas com feijão-de-porco em comparação com o solo descoberto. Dezembro e janeiro apresentaram, respectivamente, a maior erosividade total mensal no período. No solo descoberto houve maior perda de solo no mês de janeiro, quando ocorreu o evento isolado mais erosivo do período. Na parcela cultivada com feijão-de-porco houve uma acentuada redução na perda de solo, proporcionada pelo crescimento e aumento da cobertura vegetal.