Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
ESTUDO DA QUALIDADE DO SOLO TENDO COMO PARÂMETRO O ÍNDICE S DE UM ARGISSOLO AMARELO SUBMETIDO A DIFERENTES MANEJOS NO PERÍMETRO IRRIGADO PLATÔ DE NEÓPOLIS-SE.
ELOA MOURA ARAUJO(1); MARIA ISIDÓRIA SILVA GONZAGA(2); THIAGO LIMA DA SILVA(2); 1 - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO; 2 - UFS;
Os indicadores físicos têm sido cada vez mais valorizados nos estudos da qualidade do solo devido sua sensibilidade perante os diferentes sistemas de manejo. O objetivo deste trabalho foi avaliar os impactos causados pelo uso do solo na sua qualidade física através da determinação do índice S, indicador obtido a partir da curva de retenção da água no solo. As avaliações foram realizadas em três lotes do distrito irrigado Platô de Neópolis ocupados com cultivo de mamão, citros, e uma área sob mata nativa. Foram coletadas amostras indeformadas para avaliação dos atributos físicos densidade, porosidade, e curvas de retenção (CR), e amostras deformadas para obtenção dos teores de matéria orgânica do solo nas profundidades 0-10cm; 10-30cm e de 30-50cm. A partir das CRs foi obtido o índice S. Os valores desse indicador obtidos variaram entre 0,039 e 0,126 tanto nos diferentes tipos de uso do solo quanto em profundidade, e todos os solos apresentaram uma boa qualidade física.