Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
PORCENTAGEM DE APROVEITAMENTO DE CARBONO, NITROGÊNIO, FÓSFORO E ENXOFRE DE COMPOSTAGENS DE CAMA E ESTERCO
ALBERTO AMARAL GONTIJO(1); GIOVANNA BAUER VALÉRIO(1); LILIAN ESTRELA BORGES BALDOTTO(1); MARIHUS ALTOÉ BALDOTTO(1); 1 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA - CAMPUS FLORESTAL;
A cama de aviário desponta com potencial para a produção de compostos orgânicos dentre os resíduos disponíveis atualmente no Brasil.
O objetivo deste trabalho foi avaliar a composição química inicial e final da compostagem da cama de aviário combinada com proporções crescentes de esterco bovino. Foram determinados e relacionados os valores dos elementos Carbono (C), Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Enxofre (S), iniciais e finais do processo de compostagem.
A combinação de cama de aviário com esterco não diminuiu o tempo de compostagem, mas resultou em compostos orgânicos enriquecidos em todos os nutrientes em relação aos materiais iniciais, revelando uma interação sinérgica entre os resíduos. Foi possível formar critérios, com base no conhecimento científico, para o planejamento de determinada composição de cama de aviário e de esterco na compostagem, visando o enriquecimento em nutrientes mais adequáveis a diferentes demandas nutricionais das culturas.