Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
EFEITO DO LODO DE ESGOTO COMO FONTE ALTERNATIVA DE N PARA A CULTURA DO GIRASSOL EM COMPARAÇÃO COM O N MINERAL E ESTERCO BOVINO.
ADEMILSON DE OLIVEIRA ALECRIM(1); EDIMILSON ALVES BARBOSA(2); IZABELA THAIS DOS SANTOS(3); ARIANE MIRANDA DE OLIVEIRA(3); CESAR FERNANDES AQUINO(4); WELLINGTON WILLIAN ROCHA(2); 1 - UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI; 2 - UFVJM; 3 - UFMG; 4 - UFV;
O objetivo foi avaliar a utilização do lodo como fonte alternativa de N, para o girassol em comparação ao N mineral e o esterco. O lodo por ser um resíduo orgânico além do fornecimento do N, poderá contribuir com outros nutrientes para as culturas. A utilização de lodo na agricultura, além de poder melhorar as características químicas e físicas dos solos, trará uma sobrevida aos aterros sanitários. O trabalho foi conduzido em ambiente protegido, na UFV-MG, no período de agosto a outubro de 2011. O ensaio foi montado no DBC, com 4 trat. e 6 rep. Os tratamentos corresponderam às diferentes fontes de adubação nitrogenada (lodo de esgoto, esterco, N mineral e testemunha sem a aplicação de N). A adubação mineral proporcionou a maior altura e massa seca das plantas de girassol. Para o diâmetro não houve diferença entre as fontes de N utilizadas. Para nenhuma das variáveis houve diferença entre o esterco e o lodo. Demonstrando assim o potencial lodo como fonte de N para o cultivo de plantas.