Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA DE QUANTIFICAÇÃO DE MERCÚRIO EM SOLOS POR TERMODESSORÇÃO ASSOCIADA À ESPECTROMETRIA DE ABSORÇÃO ATÔMICA (TDEAA).
FERNANDO BARBOZA EGREJA FILHO(1); LILIANE CATONE SOARES(2); CLÁUDIA CARVALHINHO WINDMOLLER(2); MARIA IRENE YOSHIDA(2); 1 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; 2 - UFMG;
Em trabalhos anteriores, desenvolvemos uma metodologia de especiação qualitativa de mercúrio em solos empregando-se termodessorção associada à espectrometria por absorção atômica (TDEAA). Verificou-se que diferentes espécies de mercúrio e/ou diferentes formas de ligação do metal aos componentes do solo poderiam ser identificadas pelos seus padrões de termodessorção (temperatura) e que a área sob os picos se relacionava com as quantidades de mercúrio dessorvidas. Neste trabalho, buscamos a quantificação dessas espécies por TDEAA. Para tal, descrevemos o desenvolvimento do método e a sua avaliação utilizando-se amostras certificadas de solo e sedimento, além de outras amostras de diferentes solos (textura e mineralogia), incubadas com Hg2+. Os resultados mostram que a TDEAA pode ser utilizada como método quantitativo, eficiente, rápido e que o método apresenta robustez e ausência de interferência de matriz.