Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
CONDIÇÃO QUÍMICA DO SOLO EM FUNÇÃO DE CHIBUI BARI (ANNELIDA: OLIGOCHAETA) E TRIGONIULUS CORALLINUS (DIPLOPODA: SPIROBOLIDA)
ANGELITA GUDE BUTZKE(1); JORGE FERREIRA KUSDRA(2); SERGIO DA SILVA FIUZA(2); MÁRCIO DIASSIS DE SOUZA(2); CASSIA DA SILVA ALVES(2); 1 - UNIVERSDADE FEDERAL DO ACRE; 2 - UFAC;
Chibui bari (Annelida: Oligochaeta) e Trigoniulus corallinus (Diplopoda: Spirobolida) são invertebrados encontrados frequentemente em solos de floresta, áreas alteradas e em locais onde há materiais vegetais em decomposição. Esses são responsáveis por efeitos físicos, químicos e biológicos no solo que, direta ou indiretamente, interferem no crescimento das plantas. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito isolado e combinado destes animais nos atributos químicos do solo. O experimento foi realizado em solo do tipo ARGISSOLO VERMELHO Amarelo coletados na profundidade de 0-20 cm no Acre. Utilizou-se DIC em esquema fatorial 2 x 2, com cinco repetições, considerando a ausência e a presença de Chibui bari e de Trigoniulus corallinus. Verificou-se que o efeito combinado de minhocas e embuás aumentou o teor de K e, isoladamente, tanto minhocas quanto embuás reduziram o teor de Al. Além disso, os embuás, em efeito isolado, reduziram a acidez potencial e aumentaram o carbono orgânico.