Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
CORRELAÇÃO LINEAR E ESPACIAL ENTRE A PRODUTIVIDADE DO FEIJÃO DE INVERNO E ATRIBUTOS QUÍMICOS DO SOLO SOB SISTEMA PLANTIO DIRETO NA REGIÃO DE SELVÍRIA-MS.
MARIA CECÍLIA CAVALLINI DA SILVA(1); MARCELO ANDREOTTI(1); MOREL DE PASSOS E CARVALHO(1); NÍDIA RAQUEL COSTA(1); CRISTIANO MAGALHÃES PARIZ(2); DANILA COMELIS BERTOLIN(3); 1 - UNESP - CAMPUS ILHA SOLTEIRA; 2 - FMVZ/UNESP, BOTUCATU, SP; 3 - FATEC, SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, SP;
O objetivo foi avaliar a variabilidade espacial da produtividade do feijão de inverno e dos atributos pH, teores de MO e P por meio da geoestatística num sistema plantio direto. O trabalho foi desenvolvido na Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FE/UNESP), em Selvíria (MS). Foi realizada a análise estatística descritiva e geoestatística para os atributos, gerando semivariogramas e mapas de cokrigagem. A produtividade do feijão apresentou coeficiente de variação de 22,2% e moderada dependência espacial, sendo possível gerar mapas de cokrigagem com o pH2. Os atributos químicos apresentaram coeficiente de variação entre 4,4% e 45,9% e dependência espacial entre baixa e alta. Foi verificada correlação linear somente para produtividade com pH1 e com MO2. Os valores da produtividade do feijão e dos atributos pH, matéria orgânica e P apresentaram dependência espacial. O pH2 foi o melhor indicador da qualidade química do solo, com correlação positiva no aumento da produtividade de feijão.