Já é Inscrito? Acesse sua área restrita: login senha


English
Home
Comissões
Palestrantes
Inscrições
Exposição e Apoio
Local do Evento
Conheça Florianópolis
Divulgue o Evento
Associe-se à SBCS
Perguntas Frequentes
Fale Conosco
Indique o Site
Coloque aqui seu e-mail
Aqui o e-mail de seu amigo


Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo



FITOREMEDIAÇÃO DE CHUMBO PELAS ESPÉCIES VETIVER (VETIVERIA ZIZANIOIDES L), GIRASSOL (HELIANTHUS ANNUUS) E ORELHA DE ELEFANTE (ALOCASIA MACRORRHIZA)


ADRIANA ALVES BATISTA(1); FLÁVIA MELO MOREIRA(2); MARCOS OLIVEIRA RIBEIRO(2); EDSON DE SOUZA E SILVA(2); EMYLLY FIGUEREDO LEAL(2); JORGE ANTONIO GONZAGA SANTOS(2);
1 - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA; 2 - UFRB;

RESUMO: Avaliou-se o potencial de extração de Pb pelas espécies vegetais em hidroponia. Utilizou-se o DIC em esquema fatorial 3 X 5. Três espécies vegetais: Vetiver, Girassol e Orelha de elefante em 5 doses de Pb: 0, 50, 100, 200 e 400 mg L-1 de Pb na solução nutritiva a 50% da força iônica, o estudo foi conduzido por 31 dias. A exposição das plantas ao Pb reduziu a biomassa da parte aérea e da raiz na dose mais alta. O teor de Pb foliar e radicular aumentou com as doses de Pb na solução. A concentração de Pb na parte aérea do Vetiver na dose mais elevada foi 3 vezes maior que a do Girassol e Orelha de elefante. Em contraste, a concentração de Pb na raiz do Girassol foi 3,3 e 6,2 vezes maior do que a do Vetiver e Orelha de elefante, respectivamente, na dose de 400 mg L-1. A habilidade das espécies translocar Pb para a parte aérea seguiu a seguinte sequência Vetiver > Orelha de elefante > Girassol. Girassol pode ser utilizada para fitodegradação ou rizofiltração.

[baixar arquivo pdf]

Promoção: Realização:
Apoio:
Patrocínio Bronze:

Apoio Institucional:

Agência Oficial de Turismo: Organização:
Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação