Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
MINERALOGIA DAS FRAÇÕES AREIA E ARGILA DESFERRIFICADA DE LUVISSOLO COM HORIZONTE SUBSUPERFICIAL ESCURECIDO DA REGIÃO DA CAMPANHA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL.
ANTÔNIO LUNARDI NETO(1); JAIME ANTONIO DE ALMEIDA(2); GUSTAVO MARTINI MAFRA(3); 1 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA/UFSC; 2 - UDESC; 3 - UFSC;
No município de Bagé, Estado do Rio Grande do Sul, ocorrem Luvissolos com horizontes transicionais AB e/ou BA mais escurecidos que os superficiais. Este trabalho objetivou analisar a mineralogia da fração argila desferrificada e também da fração silte do Luvissolo, com a finalidade de se identificar descontinuidades mineralógicas nos horizontes que possam auxiliar na compreensão da gênese dos horizontes subsuperficiais escurecidos. A litologia regional é constituída de granitos e gnaisses do complexo granito-gnáissico Bagé. As amostras para análises mineralógicas foram submetidas aos devidos preparos para serem analisadas na forma de pó (silte) e em lâminas de vidro (argila) em equipamento de raios-X. Em ambas as frações granulométricas analisadas, os horizontes do Luvissolo não apresentaram evidências de descontinuidades mineralógicas ao longo do perfil. Demonstraram, ainda, predomínio de argilominerais 2:1 na fração argila e reserva mineral de plagioclásios na fração silte.