Já é Inscrito? Acesse sua área restrita: login senha


English
Home
Comissões
Palestrantes
Inscrições
Exposição e Apoio
Local do Evento
Conheça Florianópolis
Divulgue o Evento
Associe-se à SBCS
Perguntas Frequentes
Fale Conosco
Indique o Site
Coloque aqui seu e-mail
Aqui o e-mail de seu amigo


Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo



ENSINO DE SOLOS E SUA RELAÇÃO AMBIENTAL: PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE 1º ANO DO COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA (CTISM), RS


VIVIANE TEREZINHA SEBALHOS DAL MOLIN(1); JOSIANE PACHECO MENEZES(1); DEBORA ORSO(1);
1 - UFSM;

O objetivo desse trabalho foi analisar a visão do estudante sobre o conhecimento prévio de solos. Foi aplicado um questionário a 57 estudantes, o qual abordava questões sobre conceitos referentes ao solo e relações no processo ensino aprendizagem. Foi realizado uma técnica para determinar a presença ou não de resíduos de pesticidas em solo, sendo após aplicado um segundo questionário investigativo para obter informações das relações da técnica aplicada com a consciência ambiental e importância no aprendizado para as aulas de química. Em relação aos conhecimentos prévios dos estudantes sobre solos, uma parcela significativa atribui que o solo possui usos restritos para pisar, plantar e construir. A maioria dos estudantes acredita que a qualidade dos solos está muito relacionada com a atuação antrópica. Foi evidenciada a relação das disciplinas com a sustentabilidade, tornando-se viável a atuação de temas que despertem o campo reflexivo e investigativo no conhecimento científico.

[baixar arquivo pdf]

Promoção: Realização:
Apoio:
Patrocínio Bronze:

Apoio Institucional:

Agência Oficial de Turismo: Organização:
Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação