Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
CULTIVO CONVENCIONAL E CULTURAS ANTECEDENTES NA PRODUTIVIDADE DO MILHO NO TABULEIRO COSTEIRO SERGIPANO EM 12 ANOS DE CONDUÇÃO.
ALCEU PEDROTTI(1); OLAVO JOSÉ MARQUES FERREIRA(1); FRANCE MARIO COSTA(1); ERICK DO NASCIMENTO DANTAS(1); AYRTON ELVIS SILVA OLIVEIRA(1); 1 - DEA-UFS;
O cultivo convencional nos solos tropicais pode influenciar na dinâmica de sua capacidade produtiva. O objetivo de verificar a produtividade do milho, em espigas comerciais, de um Argissolo Vermelho Amarelo submetido ao sistema convencional e diferentes PCS antecedentes ao cultivo de milho doce (Zea Mays L.) no tabuleiro costeiro sergipano, após 12 anos de condução. As PCS foram a crotalária (Crotalaria spectabilis), guandu (Cajanus cajan), girassol (Helianthus annus) e millheto (Pennisetum glaucum). Pelos resultados obtidos, os valores de produtividade do milho, foram baixos quando do emprego do sistema convencional, comprovando os possíveis prejuizos a estrutura do solo com sua mobilização associado a culturas em antecessão, resultando em valores abaixo da média do estado. As culturas do milheto e do girasol, contribuiram para menores produtividades do milho em sistema de cultivo convencional. Já as culturas da crotalaria e do guandu contribuiram para efeitos menos inferiores.