Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
CRESCIMENTO INICIAL DE PLANTAS DE SOJA EM FUNCÃO DA APLICAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS HUMICAS E ENRAIZADOR
ÍTALO BOGADO DOS SANTOS(1); EDUARDO AUGUSTO CHRIST(2); CLAUDINEI PAULO DE LIMA(3); ROGER DE OLIVEIRA(4); RICARDO MARTINS(5); 1 - FACULDADES INTEGRADAS DE OURINHOS; 2 - NUTRICELER; 3 - FIO/ FATEC; 4 - FATEC; 5 - FIO;
A aplicação de ácido húmico é uma pratica comum entre os produtores de hortaliças e frutíferas, no entanto, em cereais essa prática é pouco estudada. O objetivo deste trabalho foi avaliar a interação de Maxifós com Zincokelp no desenvolvimento inicial da cultura da soja. O experimento foi conduzido no campus experimental da Faculdade de Tecnologia de Ourinhos (FATEC)
O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado (DIC), com 6 repetições. O experimento foi um fatorial 4 x 5, sendo 4 doses de Maxifós (0, 4, 8 e 12 l ha-1 ) e 5 doses de Zincokelp (0, 100, 200, 300 e 400 ml ha-1). Foram avaliados a massa seca da parte aérea, massa seca das raízes e massa seca total. A aplicação de Maxifós e Zincokelp isolados apresentaram aumento na produção da parte aérea e raízes.