Já é Inscrito? Acesse sua área restrita: login senha


English
Home
Comissões
Palestrantes
Inscrições
Exposição e Apoio
Local do Evento
Conheça Florianópolis
Divulgue o Evento
Associe-se à SBCS
Perguntas Frequentes
Fale Conosco
Indique o Site
Coloque aqui seu e-mail
Aqui o e-mail de seu amigo


Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo



POTENCIAL NUTRICIONAL DO BIOSSÓLIDO QUANTO À MACRONUTRIENTES PARA A PRODUÇÃO DE MUDAS DE PINHÃO-MANSO (JATROPHA CURCAS L.)


BÁRBARA CAMPOS FERREIRA(1); LAÍS TEIXEIRA E SILVA(1); REGINALDO DE CAMARGO(1); ALIRIO C. D. MALDONADO(1); POLIANNA A. S. DIAS(1); MONIQUE F. SOUZA(1);
1 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA;

O lodo de esgoto é uma rica fonte de matéria orgânica, macronutrientes e micronutrientes, sendo seu uso recomendado como condicionador de solo e ou fertilizante agrícola após tratamento adequado. O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial nutricional do biossólido para produção de mudas de pinhão-manso em tubetes, através da extração de macronutrientes pelas plantas. Utilizou-se como substrato esterco bovino, vermiculita e biossólido, sendo o experimento realizado em casa de vegetação. Observou-se efeito significativo para os macronutrientes N, P, Ca, Mg e S, em relação às diferentes concentrações do biossólido. A utilização do lodo tratado apresentou grande colaboração nos teores de nitrogênio e enxofre foliares nas plantas de pinhão-manso. O tratamento de sementes não interferiu no aumento dos teores dos macronutrientes foliares.

[baixar arquivo pdf]

Promoção: Realização:
Apoio:
Patrocínio Bronze:

Apoio Institucional:

Agência Oficial de Turismo: Organização:
Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação