Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
EFEITO DA SUBSOLAGEM NA CONDUTIVIDADE HIDRÁULICA DO SOLO, EM ÁREAS DE CULTIVO DE CAFÉ CONILON
MARIANA VASCONCELOS BARROCA(1); JOABE MARTINS DE SOUZA(1); ROBSON BONOMO(1); DIEGO ZANCANELLA BONOMO(1); FÁBIO RIBEIRO PIRES(1); 1 - UFES;
O preparo do solo modifica os atributos físicos, melhorando o desenvolvimento das culturas. O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos do preparo do solo, para plantio de café Conilon (Coffea canephora Pierre) submetidos à subsolagem, na condutividade hidráulica do solo. A área do experimento foi composta por três talhões T11, T7 e T3, cultivadas com cafeeiro a 11, 7 e 3 anos respectivamente, que foram submetidas à subsolagem nas linhas na implantação. Foram avaliadas as condutividades hidráulicas do solo na linha (P1) e entrelinha (P2) da cultura e nas profundidades 0,0-0,2, 0,2-0,4, 0,4-0,6, 0,6-0,8 m. O delineamento experimental foi inteiramente ao caso, com 3 repetições.
As condutividades hidráulicas nas camadas de 0,0-0,2 e 0,2-0,4 m apresentaram diferenças estatísticas entre os pontos estudados (linha e entrelinha de plantio), porém não diferiram entre as lavouras de diferentes idades. A subsolagem aumentou a condutividade hidráulica do solo.