Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
DIVERSIDADE GENÉTICA E SIMBIÓTICA DE BACTÉRIAS FIXADORAS DE NITROGÊNIO ISOLADAS DE SOLOS SOB SISTEMA AGRÍCOLA NA AMAZÔNIA OCIDENTAL.
FATIMA MARIA DE SOUZA MOREIRA(1); AMANDA AZARIAS GUIMARÃES(2); PAULA MARCELA DUQUE JARAMILLO(2); RAFAELA SIMÃO ABRAHÃO NÓBREGA(3); LIGIANE APARECIDA FLORENTINO(4); KARINA BARROSO SILVA(2); 1 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; 2 - UFLA; 3 - UFPI; 4 - UNIFENAS;
O Feijão-caupi é uma leguminosa de grande importância agronômica que estabelece relações simbióticas com bactérias fixadoras de nitrogênio. No entanto, pouco se sabe sobre a diversidade genética destas bactérias em ecossistemas distintos. Avaliou-se a diversidade genética e eficiência simbiótica de 119 estirpes de bactérias isoladas de solos agrícolas na Amazônia Ocidental, utilizando feijão-caupi como planta isca. As estirpes foram agrupadas em 11 grupos culturais. 57 estirpes que não nodularam são de crescimento rápido e acidificam o meio de cultura, indicando uma alta incidência de estirpes endofíticas nos nódulos. As 62 estirpes autenticadas apresentaram resultados variáveis em relação à eficiência simbiótica. Foram obtidos 50 genótipos a 70% de similaridade por meio do grupamento dos perfis de BOX-PCR. O sequenciamento parcial do gene 16S rRNA de estirpes representantes dos genótipos obtidos no BOX-PCR demonstrou uma predominância de bactérias do gênero Bradyrhizobium.