Já é Inscrito? Acesse sua área restrita: login senha


English
Home
Comissões
Palestrantes
Inscrições
Exposição e Apoio
Local do Evento
Conheça Florianópolis
Divulgue o Evento
Associe-se à SBCS
Perguntas Frequentes
Fale Conosco
Indique o Site
Coloque aqui seu e-mail
Aqui o e-mail de seu amigo


Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo



O TEMA SOLOS NOS LIVROS DIDÁTICOS: PERCEPÇÕES PEDOLÓGICAS


ADRIANA DE FÁTIMA MEIRA VITAL(1); DARLAN DE ARAÚJO RAMOS(2); MARIA HELENA DA SILVA DE SOUSA(2); PAOLLA KETYLLY SILVA LEITE(2); RIVALDO VITAL DOS SANTOS(2);
1 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE; 2 - UFCG;

A exploração insustentável dos recursos naturais resulta em profundas alterações, sobretudo no solo: extensas áreas degradadas avançam promovendo danos ambientais, sociais e econômicos, sendo urgente a disseminação dos conceitos sobre solos nas escolas de ensino básico. A pesquisa investigou a abordagem do tema solos nos livros didáticos de Geografia e Ciências adotados em escolas do Cariri Paraibano, região comprometida pela desertificação e com IDH inferior a 0,650. Foi aplicado questionário com professores e realizadas palestras e vivências. Os resultados evidenciam grande lacuna na abordagem, apontando para a necessidade de elaborar material complementar para contextualizar o tema na perspectiva do Semiárido, além de trabalhar o tema com os docentes para uma melhor abordagem dos conceitos, contribuindo para aprimorar o processo ensino-aprendizagem. As palestras e vivências mostraram-se como prática pedagógica bastante atrativa para trabalhar as potencialidades dos ‘solos’.

[baixar arquivo pdf]

Promoção: Realização:
Apoio:
Patrocínio Bronze:

Apoio Institucional:

Agência Oficial de Turismo: Organização:
Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação