Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
O TEMA SOLOS NOS LIVROS DIDÁTICOS: PERCEPÇÕES PEDOLÓGICAS
ADRIANA DE FÁTIMA MEIRA VITAL(1); DARLAN DE ARAÚJO RAMOS(2); MARIA HELENA DA SILVA DE SOUSA(2); PAOLLA KETYLLY SILVA LEITE(2); RIVALDO VITAL DOS SANTOS(2); 1 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE; 2 - UFCG;
A exploração insustentável dos recursos naturais resulta em profundas alterações, sobretudo no solo: extensas áreas degradadas avançam promovendo danos ambientais, sociais e econômicos, sendo urgente a disseminação dos conceitos sobre solos nas escolas de ensino básico. A pesquisa investigou a abordagem do tema solos nos livros didáticos de Geografia e Ciências adotados em escolas do Cariri Paraibano, região comprometida pela desertificação e com IDH inferior a 0,650. Foi aplicado questionário com professores e realizadas palestras e vivências. Os resultados evidenciam grande lacuna na abordagem, apontando para a necessidade de elaborar material complementar para contextualizar o tema na perspectiva do Semiárido, além de trabalhar o tema com os docentes para uma melhor abordagem dos conceitos, contribuindo para aprimorar o processo ensino-aprendizagem. As palestras e vivências mostraram-se como prática pedagógica bastante atrativa para trabalhar as potencialidades dos ‘solos’.